Página Inicial » Estética » Ácido hialurônico – Para que serve, benefícios, contraindicações e onde comprar

Ácido hialurônico – Para que serve, benefícios, contraindicações e onde comprar

Você já ouviu falar em ácido hialurônico? Essa substância está naturalmente presente no seu organismo, e ela é muito importante para nossa saúde e bem estar.

ácido hialurônico

Com o passar dos anos, sua produção natural vai diminuindo. E isso acarreta em diversos problemas, principalmente para quem pratica atividades físicas. Artrite, artrose e lesões durante os exercícios são apenas alguns exemplos que podemos citar.

Outro problema que é agravado é o envelhecimento da pele. Ela vai ficando mais flácida, fina e com marcas de expressão aparentes. E existe ainda a dificuldade de cicatrização, até mesmo em pequenos machucados.

Vamos falar a seguir um pouco mais sobre o que é, quais os benefícios, indicações e contraindicações do ácido hialurônico. Se você deseja mais informações, continue conosco.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma proteína que está naturalmente presente em nosso corpo. Ele é produzido por células da membrana sinovial.

Sua principal função é a de hidratar e lubrificar nossos tecidos. Ele é popularmente chamado de “o hidratante natural”, e calcula-se que 50% dele esteja em nossa pele.

Quando nascemos, seus níveis em nosso corpo são bastante altos, porém, conforme os anos vão passando, eles vão diminuindo. E isso, aliado às atividades físicas, pode acabar acarretando em problemas nas articulações.

Outro problema gerado pela deficiência desse ácido é o envelhecimento precoce da pele.

Por conta desses problemas, os cientistas acabaram criando a versão sintética do ácido hialurônico. Ela vem sendo muito utilizada atualmente em forma de suplemento, tanto para tratamento das articulações quanto da pele.

Outro uso bastante comum é em tratamentos dermatológicos, onde o ácido é aplicado para acabar com linhas de expressão e marcas. Nesses casos, costuma-se obter melhoras bastante significativas.

E as pesquisas feitas por especialistas vêm comprovando cada vez mais a sua eficácia e trazendo resultados surpreendentes.

Para que serve o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico serve como um hidratante e um lubrificante natural dentro do nosso organismo. Ele é essencial para o nosso bem estar e possui diversas funções muito importantes.

Uma de suas principais características é que ele lubrifica nossas articulações. Dessa forma, não sentimos dores nem desconfortos por conta dos impactos durante os exercícios físicos.

Isso evita também que nossas articulações se desgastem e que tenhamos problemas mais graves, como a artrite e a artrose.

O AH é ainda essencial para manter a beleza da pele. Ele a deixa mais hidratada, radiante, macia e brilhante. Sua falta pode gerar o ressecamento, as rugas e o envelhecimento precoce.

Vamos falar a seguir sobre os principais benefícios que o seu uso pode trazer.

Quais os benefícios que o ácido hialurônico irá me trazer?

O AH traz muitos benefícios para a saúde e a aparência do nosso corpo. Ele já vem sendo pesquisado há muito tempo, e os resultados são comprovados por especialistas. Vamos falar um pouco mais sobre eles a seguir:

  • Prevenir problemas nas articulações:
    O ácido hialurônico tem a capacidade de lubrificar nossos tecidos, em especial as articulações. Como a sua produção vai diminuindo com o tempo, problemas nessas áreas vão se tornando cada vez mais comuns. Calcula-se, por exemplo, que cerca de 40% das pessoas com mais de 65 anos sofram de artrose.A utilização do ácido na suplementação tem a capacidade de repor essas quantidades que o organismo deixa de produzir. Com isso, é possível prevenir e tratar problemas nas articulações.
  • Prevenção de lesões durante os exercícios: 
    o uso desse ácido é muito recomendado para praticantes de atividades físicas, especialmente as de alto impacto. Ele ajuda a deixar as articulações mais lubrificadas e impede impactos. Com isso, mesmo nos movimentos mais intensos como os treinos de musculação pesados, você consegue manter suas articulações protegidas.
  • Creme para pele diminui os sinais de envelhecimento:
    Na pele, ele age de forma muito potente. Com seu poder hidratante, ele ajuda a rejuvenescê-la, torna-la mais macia e com uma aparência mais saudável.
     
  • Shampoo para cabelos mais firmes:
    Através de shampoo com AH em sua composição, ele irá proporcionar “reconstrução”,  hidratação e proteção contra a ação de produtos químicos como tinturas e outros tratamentos.
  • Ter uma cicatrização mais rápida:
    Com a utilização do AH, a renovação celular da pele é acelerada. Com isso, ela se regenera mais rapidamente, diminuindo manchas, cicatrizes, marcas de espinhas, dentre outros.

O uso desse ácido pode trazer algum malefício?

O ácido hialurônico é uma substância que é naturalmente presente em nosso organismo. Por isso, não existe nenhum malefício comprovado por conta do seu uso.

No entanto, antes de começar a utilizar qualquer suplemento, consulte sempre seu médico ou um especialista. Assim, você garante que irá aproveitar apenas os seus benefícios.

Para quem é indicado o uso do AH?

O ácido hialurônico é recomendado para todas as pessoas que praticam atividades físicas e desejam proteger as articulações. Ele vai atuar como um lubrificante, prevenindo possíveis lesões e problemas como artrite e artrose.

Seu uso também evita dores causadas pelo impacto dos movimentos. Com isso, o treino pode render mais e trazer melhores resultados.

Ele também é recomendado para as pessoas que desejam diminuir os sinais de envelhecimento na pele, principalmente após os 25 anos. A partir dessa idade, nosso organismo passa a produzir cada vez menos essa substância. Dessa forma, começam a surgir rugas e linhas de expressão.

Seu uso vai melhorar a aparência da pele de dentro para fora. Diferente dos cremes que hidratam apenas as camadas mais externas, ele atua dentro do organismo.

Esse ácido também é indicado para pessoas que buscam um melhor processo de cicatrização. Ele tem o poder de fazer a pele se regenerar e se renovar mais rapidamente.

Leia também => Vitamina C – Benefícios, fontes,quantidade recomendada e como tomar

Existem contraindicações?

O ácido hialurônico tem muitos benefícios comprovados no organismo. No entanto, é preciso estar atento às contraindicações para evitar maiores problemas.

Ele não é recomendado para mulheres que estejam gestantes ou lactantes. Também não é indicado para pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Em todo caso, o ideal, antes de começar a utiliza-lo, é sempre buscar a orientação de um especialista.

Relatos

Você conhece alguém que possa se beneficiar com o uso do ácido hialurônico? Não deixe de compartilhar este conteúdo com ele! E você, já utilizou ou pensa em utilizar esse suplemento? Nos conte nos comentários!

Leia também

Óleo de Argan – Para que serve, benefícios e como usar

Rico em vitamina E, o óleo de argan e muito utilizado para o tratamento do …

Carboxiterapia – prós e contras

Tudo sobre a Carboxiterapia: o que é, seus benefícios, prós e contraindicações, o que os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!