Estética

Ácido hialurônico: o que é, para que serve e como usar

Para que serve ácido hialurônico? Quais são os benefícios comprovados em estudos? Como tomar o ácido hialurônico em cápsulas? Veja tudo a seguir!

O que é?

Ácido hialurônico Growth Supplements
O ácido hialurônico é um ativo altamente solúvel usado pela indústria dermatológica e prescrito por muitos dermatologistas.

O objetivo principal dos cremes e aplicações de ácido hialurônico é melhorar o aspecto da pele. Atualmente, já existem nutricosméticos para isso.

Para entender exatamente o que é o ácido hialurônico, trata-se de um biopolímero formado por dois açúcares: a N-acetilglicosamina e o ácido glucurônico. Trata-se de uma substância que é naturalmente produzida pelo corpo.

Com textura viscosa, uma espécie de gel, que faz parte do tecido conjuntivo dos tendões e articulações e da parte gelatinosa do olho.

Na verdade, estes são as partes que contém maior quantidade, pois o ácido hialurônico está espalhado por todo organismo.

Está nas veias, sangue, cérebro e cordão umbilical. No entanto, na pele é a maior concentração de ácido hialurônico, sendo 53% encontrado neste tecido. Por isso, é usado principalmente para manter a pele bonita, hidratada e lisinha.

Com o passar dos anos, a quantidade de ácido hialurônico diminui bastante, assim como o colágeno da pele. Aliás, estas duas substâncias andam juntas e você vai entender sua relação mais a seguir.

A produção de ácido hialurônico vai diminuindo com o passar dos anos, o que causa rugas e linhas de expressão.

Só para exemplificar, uma pessoa de 75 anos pode ter apenas um quarto da quantidade de ácido hialurônico se comparado à pele de uma pessoa de 19 anos.

Por este motivo, repor o ácido hialurônico é uma boa pedida. Graças aos avanços tecnológicos que permitem a extração e produção do ácido hialurônico na forma de sal. Este produto é chamado de hialuronato de sódio.    

O ácido hialurônico em cápsulas é um suplemento alimentar usado para corrigir e prevenir o que a falta da substância provoca no corpo.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Também existem produtos cosméticos com o ácido hialurônico em creme e os preenchimentos, mas não é foco principal deste artigo.

Quando o assunto é saúde, é válido dizer que os sais de ácido hialurônico, ou seja, hialuronato de sódio tem outros usos.

Há benefícios comprovados no uso da substância em colírios contra olho seco. Também é utilizado em géis para aftas e feridas na mucosa oral.

Cápsulas de ácido hialurônico: para que serve?

Antes de entender para que serve o ácido hialurônico, entenda quais são as funções desta substância no corpo.

Por possuir a capacidade de reter água, sendo altamente solúvel, tem o papel de manter a hidratação e preencher o espaço entre as células.

Além disso, a principal função do ácido hialurônico é ser um estimulante do colágeno, proteína que dá firmeza, elasticidade e sustentação. Assim, pode melhorar a aparência da pele, tornando-a mais lisinha e jovem.

No entanto, não é somente para a beleza que serve o ácido hialurônico.

Também possui ação anti-inflamatório e ajuda a restaurar o equilíbrio do organismo. Por fazer parte do líquido dos tecidos cartilaginosos, é super importante para a lubrificação das articulações.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Whey Protein Isolado Growth Supplements

Outra função do ácido hialurônico é preservar a estrutura do olho e a saúde ocular.

Isto porque é responsável pela formação do humor vítreo do olho, estrutura gelatinosa que fica entre o cristalino e a retina. É responsável por manter formato esférico e pressão interna.

A diminuição da espessura do humor vítreo pode provocar descolamento de retina ou glaucoma, já que mantém a pressão interna adequada.

Portanto, já dá para imaginar que a reposição de ácido hialurônico com cápsulas serve para várias situações diferentes.

Benefícios comprovados

Veja a seguir quais são os benefícios do ácido hialurônico demonstrados em estudos científicos para entender melhor as indicações.  

1) Diminuir rugas da pele

As rugas são geradas por conta do envelhecimento da pele, além de luz ultravioleta e secura.

É a degradação de colágeno e ácido hialurônico pelos raios UV que provocam as rugas e linhas de expressão.

Clique para conhecer

Por este motivo, é essencial manter o ácido hialurônico, tanto quanto o colágeno, para ter uma cara saudável e jovial por mais tempo.

Um estudo publicado em 2017 mostrou que o uso do ácido hialurônico oral inibiu as rugas e aumenta a hidratação e elasticidade da pele.

2) Ajuda a corrigir a disbiose

Um estudo feito com ácido hialurônico testou seu efeito no sistema gastrintestinal.

Quando administrado em cápsulas pode corrigir efeitos da disbiose, o desequilíbrio de bactérias ruins/boas no intestino.

As cápsulas de ácido hialurônico puderam gerar um efeito antagonista às substâncias inflamatórias geradas pela disbiose.

Desta forma, pode promover a imunomodulação local,  o que ajuda a tratar lesões da membrana intestinal comumente causada pela disbiose.

3) Tratar osteoartrite

Um estudo comparou o efeito ácido hialurônico em cápsulas com placebo para tratar osteoartrite do joelho.

Trata-se de uma das doenças de erosão da cartilagem que mais causa dor e incapacidade nos idosos.

Desta forma, o ácido hialurônico é útil para preservar joelho, entre outras grandes articulações, podendo tratar e prevenir doenças articulares.

O ácido hialurônico em cápsulas, na forma de hialuronato de sódio melhorou em curto prazo os sintomas da osteoartrite.

Também aprimorou a funcionalidade dos joelhos afetados, além de haver uma redução no uso de remédios anti-inflamatórios e anti-dor.

Como tomar ácido hialurônico em cápsulas?

como tomar ácido hialurônico capsulas

A dosagem utilizada de ácido hialurônico em cápsulas nos estudos varia entre 48 – 240 mg.

O tempo de duração do tratamento durou entre 2 semanas e 12 meses. Sendo assim, para usar ácido hialurônico em cápsulas, o mais indicado é consultar seu médico ou nutricionista.

O peso molecular é algo bem discutido no uso do ácido hialurônico em cápsulas.

Segundo algumas pesquisas, o peso molecular desta substância pode influenciar na biodisponibilidade e aproveitamento pelo corpo. Sendo assim, é super importante conferir esta informação.

O ácido hialurônico para a pele costuma ter peso molecular entre 300-800k.

Já para as articulações, é usado ácido hialurônico entre 1000-1500k.

Por isso, é indicado entender exatamente qual é o tipo de produto para saber qual é o melhor para finalidade pretendida.

Ácido hialurônico Growth Supplements

Leia também:

+ Bottox Caps Funciona de verdade? Veja sua composição e depoimentos!

Indicações do ácido hialurônico em cápsulas

As indicações do ácido hialurônico feito por nutricionistas e médicos são:

  • tratamento de osteoartrites (artrose);
  • secura dos olhos;
  • redução de linhas de expressão e rugas;
  • melhora do aspecto da pele, deixando mais hidratada e viçosa;
  • combate a secura dos olhos.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

Não há registo de efeitos colaterais do uso de ácido hialurônico em cápsulas por pacientes que fazem o uso para osteoartrite.

Os estudos utilizam o produto por até 12 meses e não houveram muitos efeitos colaterais.

Ainda assim, se quer que o ácido hialurônico funcione, é preciso escolher o produto certo para determinado fim.

Indo de encontro com as pesquisas atuais sobre o hialuronato de sódio, é necessário saber o peso molecular e a quantidade.   

Gostou dos benefícios do ácido hialurônico? Compartilhe com os amigos e familiares que merecem saber.

Referências:
Oral hyaluronan relieves wrinkles: a double-blinded, placebo-controlled study over a 12-week period
Efeito a curto prazo de uma nova formulação de hialuronato de sódio oral na osteoartrite do joelho: um ensaio clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo
A Randomized, Multicenter Phase 3 Study Comparing 2% Rebamipide (OPC-12759) with 0.1% Sodium Hyaluronate in the Treatment of Dry Eye

Carolina Arbache

Nutricionista esportiva com 12 anos de experiência em consultórios, empresas, consultorias, e produção de conteúdos sobre saúde, comida e bem-estar. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Possui título de especialização em Nutrição Esportiva e Estética em Ênfase em Wellness pela mesma instituição. Também é pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional e em Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUCRS. (CRN 32616)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar