Página Inicial » Emagrecimento » Ácido Alfa Lipóico – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais, contraindicações e onde encontrar

Ácido Alfa Lipóico – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais, contraindicações e onde encontrar

O ácido alfa lipóico é um potente antioxidante que tem apresentado excelentes resultados para pele, além de  auxiliar na perda peso e reduzir a pressão arterial. Veja agora todos os seus benefícios.

Ácido Alfa Lipóico

O ácido lipóico ou também conhecido como ácido alfa-lipoico (ALA) com sua fórmula: C8H14O2S2, é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e extremamente importante para o metabolismo.

O ácido alfa lipóico é responsável por converter a glicose proveniente dos carboidratos em energia química, o ATP. Por isso, os suplementos têm sido utilizados por atletas para manter o condicionamento durante os treinos.

Ele ainda tem uma importante função que é a de inutilizar a ação dos radicas livres. Por conta disso, é um dos melhores antioxidantes vendidos na forma de suplemento.

O ácido ainda é responsável por aumentar consideravelmente a produção de glutationa, que também age como antioxidante. Então, além de ele mesmo agir como tal, estimula a produção de outros tipos.

O corpo produz quantidades pequenas do ácido alfa lipóico, sendo importante repor em quantidades maiores. Uma de suas propriedades mais interessantes é a de poder se solubilizar tanto em gordura quanto em água.

Sua ação acaba sendo expandida no corpo, podendo atuar em mais regiões do corpo atenuando e destruindo os radicais livres. Isso faz com que ele seja útil tanto em lipídios quanto nos músculos.

Para que serve o ácido alfa lipóico?

Ele serve não só para aumentar a produção de energia no corpo, como para melhorar o desempenho de todo o organismo, prevenir algumas doenças e ainda aumentar a resistência de vários órgãos.

Além de proteger bem as células contra a oxidação causada pelos radicais livres, o ácido tem papel fundamental na proteção do fígado contra os malefícios causados pelo álcool.

É essencial também para regular a quantidade de glicose no sangue, evitando picos de insulina, sendo assim recomendado o uso do suplemento para diabéticos. Porém, o consumo só deve ser realizado após uma consulta médica. Se você é portador de Diabetes, certifique-se antes que pode consumir suplementos à base de ácido lipóico.

Todas as células do corpo são beneficiadas com os efeitos do ácido, incluindo a pele. Como as células são protegidas, a pele permanece mais jovem, tonificada e brilhante por mais tempo.

De algum modo, o ácido aumenta a superfície de absorção de células à glicose, fazendo com que seu trabalho complemente o trabalho da insulina.

Leia também: CLA (Ácido linoléico conjugado) – Para que serve, benefícios e efeitos colaterais

Os benefícios do ácido alfa lipóico

Dentre os benefícios do ácido lipóico, podemos citar:

  • O aumento da velocidade em que o coração recompõe suas fibras no período pós-cirúrgico;
  • Aumento da sensibilidade das células à insulina;
  • Reduzem o percentual total de gordura, ajudando a emagrecer e ainda aumentando a quantidade de massa magra;
  • Deixa a pele mais jovial, tonificada, e ainda ajuda a prevenir a formação de rugas;
  • É um excelente energético natural, já que participa ativamente da conversão de glicose em ATP;
  • O ácido alfa lipóico também ajuda os músculos a incorporarem com mais facilidade outros suplementos energéticos, como a creatina;
  • Ajuda a emagrecer porque aumenta a quantidade de glicose absorvida pelas células, produzindo mais energia e queimando calorias com maior intensidade durante um exercício físico;
  • Ajuda a melhorar a visão e previne doenças relacionadas aos olhos, como a catarata;
  • Estudos sugerem que essa substância pode ainda reduzir a pressão arterial, sendo um tratamento alternativo para hipertensos.

Efeitos colaterais do ácido alfa lipóico

Por mais que seja um produto natural, o suplemento pode trazer alguns efeitos colaterais, mesmo quando consumido nas doses recomendadas diariamente.

Dores musculares e dores de cabeça são alguns dos efeitos. Má circulação sanguínea em algumas regiões do corpo também pode acontecer.

Mesmo que ele ajude as células a absorverem mais glicose, em alguns casos pode acontecer o contrário, e a taxa de glicose pode cair muito no sangue, fazendo com que uma concentração muito alta de glicose se forme dentro das células.

Alguns efeitos colaterais estão em fase de teste e não podem ser comprovados ainda.

Mas o que os testes em ratos apontaram foi que eles emagreceram, mas perderam um pouco de massa magra, os próprios músculos. Parte das proteínas acabou sendo degradada.

Outro efeito percebido pela ação do ácido foi a remoção de glucose de vasos, que envia o sinal para que as células produzam mais mitocôndrias, organela responsável pela respiração celular e consequente produção de ATP.

Contraindicações do ácido lipóico

Qualquer pessoa que possua qualquer doença crônica deve evitar o uso, ou passar antes por uma consulta médica. O motivo é a interferência que a substância pode causar em algum fármaco.

Gestantes e lactantes também devem evitar o uso, a não ser que realmente precisem, caso recomendado por um médico. Não há estudos suficientes que provam que fazem mal para gestantes, mas em todo o caso a prevenção é sempre o melhor caminho.

É importante também que pessoas hipoglicêmicas não façam uso desse suplemento, já que ele pode causar quedas repentinas e drásticas na quantidade de glicose no sangue.

Algumas pessoas também pode apresentar uma sensibilidade muito forte ao próprio ácido, manifestando na pele como algum tipo de alergia. Ao sentir qualquer sintoma parecido, como urticária ou coceira, pare imediatamente o uso do suplemento e consulte um médico.

Dosagem recomendada e como tomar

O recomendado é que sejam tomadas duas cápsulas por dia, durante as principais refeições

Caso você tome a cápsula de 300mg, apenas uma por dia antes do almoço basta.

Caso seja a concentração de 100mg por cápsula, tome uma antes do almoço e outra antes do jantar.

Preço e onde encontrar

Antes de comprar o suplemento, observe atentamente às concentrações de cada produto. A quantidade diária pode depender de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Alguns produtos podem variar de 50mg até 600mg. Uma única cápsula pode exceder muito as suas necessidades diárias. Daí a importância de passar antes por uma consulta para saber exatamente a quantidade que você precisará por dia.

Os valores podem variar de R$60 a R$190, dependendo do fabricante, da revendedora ou da concentração das cápsulas.

Elas podem ser encontradas em casas de produtos naturais ou em lojas de suplementos. Você também pode encontrar em diversas lojas online.

Clicando no banner abaixo você poderá comprar em uma loja de confiança pelo melhor preço.

Vale ressaltar aqui que para que o ácido alfa lipóico cumpra bem o seu papel, tanto para ajudar a perder peso quanto para aumentar a produção de massa magra, jamais os exercícios físicos devem ser deixados de lado.

Ele não só potencializa os efeitos do suplemento, como ainda evita que os músculos sejam degradados (como dito anteriormente, em ratos esses resultados foram visíveis).

Leia também: Os melhores suplementos para emagrecer

Além disso, o suplemento ajuda as células a absorverem mais glicose, proporcionando um melhor aproveitamento na produção de ATP, que deve ser utilizado em uma quantidade muito maior durante um exercício físico.

O mesmo se encaixa para a dieta, que jamais deve ser substituída pelo uso de um suplemento para ganhar massa, fornecer mais energia ao corpo ao fazer perder peso.

Ambos trabalham em conjunto, e o suplemento pode perder sua funcionalidade se você não estiver se alimentando de modo saudável e balanceado.

Até porque, muitos alimentos são fonte natural do ácido lipóico. Uma boa alimentação pode garantir uma quantidade maior da substância sem que seja necessariamente através do uso de um suplemento.

O ácido alfa lipóico é uma substância extremamente útil e importante para o organismo, mas não se esqueça de seguir as recomendações de uso e de sempre colocar a sua saúde em primeiro plano, acima de qualquer suplemento ou remédio para ganhar massa muscular ou emagrecer.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Leia também

Cactínea – Para que serve, benefícios no emagrecimento e onde comprar

A cactínea é um termogênico natural, feito à base de cactos e que tem como …

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

  1. Informações concisas e bem fundamentadas sobre o ácido alfa lipóico. Parabéns ao Treino Mestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!