Página Inicial » Frutas » Acerola – Os seus 10 principais benefícios para saúde, mais receitas de sucos

Acerola – Os seus 10 principais benefícios para saúde, mais receitas de sucos

Aumentar a imunidade, ajudar na cicatrização e ter ação antioxidante são apenas alguns dos benefícios da acerola. Conheça outros tão importantes e ainda receitas de sucos super fáceis de fazer.

Acerola Fruta

O que é

A acerola é uma fruta cujo nome científico é Malpighia emarginata e também pode ser conhecida por outros nomes como cereja, cerejeira das Antilhas ou cerejeira do Pará. Essa fruta tem origem na América do Norte e América do Sul.

A acerola é o fruto da aceloreira, planta da família Malpighiáceae. É um arbusto que pode crescer até 3 metros de altura e pode adquirir bastante resistência. Pode se desenvolver em vários climas como o tropical e o subtropical. Se bem irrigada, a aceloreira pode dar frutos o ano inteiro, mas é mais predominante na primavera e no verão.

Propriedades nutricionais

A acerola pode adquirir várias cores. Essas cores estão presentes de acordo com a maturação e a propriedades nutricionais dessa fruta. Ela pode ter coloração variada em verde, alaranjado, vermelho e vinho.

Essa fruta é conhecida pelo seu alto teor de vitamina C (ácido ascórbico). É a fruta comercial mais rica em vitamina C, seguida pelo kiwi. Apenas 2 acerolas são o suficiente para suprir as necessidades diárias de vitamina C diária que é de 75 a 90 mg. Essa fruta chega a ter cem vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão e dez vezes mais vitamina C do que a goiaba.

Os principais nutrientes presentes na acerola são:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitaminas do complexo B
  • Minerais: cálcio, fósforo, ferro, magnésio e potássio
  • Antioxidantes: flavonoides e carotenoides
  • Carboidratos
  • Fibras

Benefícios

Os benefícios oferecidos por essa fruta são inúmeros, por isso ela pode ser incluída na alimentação todos os dias. Os principais benefícios que a acerola oferece para a saúde são:

1. Aumenta a imunidade

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Essa fruta ajuda a aumentar a imunidade devido à ação das substâncias antioxidantes como os flavonoides e os carotenoides, além das vitaminas A e C, vitaminas antioxidantes.

Com a imunidade aumentada, o nosso organismo fica protegido contra muitas infecções, gripes e resfriados e, ainda, contra a invasão de micro-organismos causadores de doenças.

2. Ajuda na cicatrização de feridas

Quando a pele sofre cortes ou algum outro tipo de lesão, começa a ocorrer no corpo o processo de cicatrização que envolve várias etapas. Para que esse processo ocorra, várias substâncias e nutrientes precisam estar envolvidos, entre eles o colágeno.

A acerola ajuda no processo de cicatrização por causa do seu elevado teor de vitamina C, um nutriente que está envolvido na síntese do colágeno, uma proteína estrutural que é essencial para o processo de cicatrização.

3. Ajuda a absorver o ferro de alimentos vegetais

A vitamina C presente nessa fruta ajuda na absorção do ferro de alimentos de origem vegetal como o feijão. O ferro vegetal tem baixa disponibilidade e, por isso, necessita da ajuda da vitamina C para que sua absorção seja aumentada. Para isso, a acerola poder ser consumida junto com alimentos vegetais. Por exemplo, o suco dessa fruta pode ser ingerido como sobremesa do almoço ou jantar que tenham feijão no cardápio.

4. É antioxidante

A acerola é considerada um alimento antioxidante por conter os flavonoides e os carotenoides, além das vitaminas A e C. Essas substâncias antioxidantes são benéficas para o organismo porque ajudam a combater os radicais livres, compostos que prejudicam a saúde porque danificam as células saudáveis.

Os radicais livres que surgem no organismo podem ser frutos do metabolismo ou de forma externa. Por meio externo, podem surgir através da poluição, substâncias químicas, fumo, álcool, radiação natural e artificial, alimentação rica em gorduras, açúcar refinado e aditivos químicos, estresse, entre outras fontes..

Os antioxidantes, então, neutralizam ação dos radicais livres impedindo que eles danifiquem as células sadias do corpo. Com isso, doenças são prevenidas como câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas, além do envelhecimento precoce.

Leia também => 15 Alimentos ricos em Antioxidantes

5. Previne o escorbuto

O escorbuto é uma doença causada pela deficiência extrema de vitamina C no organismo. Ela se caracteriza por hemorragias na gengiva, feridas que demoram a cicatrizar, dores nas articulações, dentição instável e cansaço. A acerola, então, ajuda de forma eficaz na prevenção dessa doença por ter como nutriente em maior quantidade a vitamina C.

6. Combate estrias e celulites

As estrias e celulites são combatidas pela por essa fruta por causa da ação da vitamina C presente em sua composição. A vitamina C é um nutriente que estimula a produção de elastina e colágeno que são proteínas estruturais que dão mais firmeza e elasticidade para a pele. Com isso, essa vitamina ajuda não só a evitar como também a tratar a pele com estrias e celulites. Além disso, com a pele rica em colágeno, ela fica mais brilhante e jovem.

7. Protege a visão

A acerola ajuda na manutenção da saúde da visão por causa do seu conteúdo de vitamina A e carotenoides. Estes são nutrientes antioxidantes que atuam na prevenção da degeneração do olho protegendo a visão.

8. Promove a saúde óssea

Essa fruta é um importante alimento para a manutenção da saúde óssea e, consequentemente, para a prevenção de doenças. Isso porque ela é fonte de cálcio, um mineral que faz parte da estrutura dos ossos. Além disso, o magnésio presente nessa fruta também promove a saúde dos ossos porque ajuda o cálcio a ser depositado nessas estruturas.

9. Previne a anemia

Como a acerola é fonte de ferro, ela ajuda na prevenção da anemia ferropriva. Essa doença é causada pela deficiência de ferro no organismo. O ferro fica localizado na hemoglobina, uma proteína presente nas células vermelhas do sangue. Por isso, a acerola e outros alimentos fontes de ferro ajudam na prevenção dessa doença.

10. Ajuda no emagrecimento

Essa fruta é uma ótima aliada do emagrecimento porque contém fibras. As fibras são nutrientes que, quando ingeridas, aumentam o tempo de trânsito intestinal e o tempo de esvaziamento gástrico. Com isso, o corpo se sente mais saciado e a ingestão alimentar fica mais controlada. Dessa forma, o peso também fica mais controlado.

Como consumir

A acerola é uma fruta bem versátil na culinária. Isso porque ela pode ser incluída em diversas preparações. Com dessa fruta, podem ser elaboradas vitaminas, doces, compotas, geleias, sorvetes, entre outras preparações. Mas a preparação que é mais feita com ela é o suco. Por isso, preparamos algumas receitas de ótimos sucos que podem ser ingeridos diariamente.

A acerola é uma fruta frágil, por isso, pode se deteriorar facilmente. Quando estiver muito madura, uma boa opção para conservá-la é na forma de polpa. Basta triturá-la no liquidificador e congelar o sumo. A polpa pode ficar congelada por meses

A técnica de congelamento dessa fruta em forma de polpa ajuda a preservar a fruta por mais tempo, poupa tempo, ou seja, evita várias idas para fazer compras, e, além disso, mantém todos os seus nutrientes. Após ensacada, a polpa deve ser identificada com a data de fabricação e congelamento para que a validade seja melhor controlada.

Os sucos podem ser feitos tanto com a polpa quanto com a própria fruta. Antes do preparo do suco com a própria fruta, ela deve ser bem lavada e depois sanitizada.

Para o processo de sanitização, coloque todas as acerolas em uma solução de água com hipoclorito de sódio (concentração de 2,0 a 2,5%) na proporção de 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para 1 litro de água e deixe por 15 minutos. Retire e lave em água corrente. Essa técnica de higienização ajuda a eliminar os microorganismos causadores de doenças. Após essa etapa, essa fruta está pronta para o consumo seja em sucos, outras preparações ou in natura.

Receitas de sucos com acerola

Receita 1 – Suco detox de acerola com couve

  • 2 folhas de couve
  • 1 copo de suco de acerola
  • Algumas gotas de limão
  • Água a gosto
  • Adoçante a gosto

Modo de preparo:
Lave bem os ingredientes. Pique a couve e coloque no liquidificador junto com a acerola e as gotas do limão. Adicione a água na quantidade que desejar. Coe e adoce com açúcar mascavo ou orgânico, mel ou adoçante.

Receita 2 – Suco de acerola com laranja

  • 100 ml de suco de acerola
  • 100 ml de suco de laranja
  • Adoçante a gosto

Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto.

Receita 3 – Suco de acerola com cenoura

  • 100 g de polpa de acerola
  • 1 cenoura pequena
  • 1 copo de água

Modo de preparo:
Lave a cenoura, retire a casca e pique-a. coloque no liquidificador junto com a polpa e a água. Triture bem. Se desejar, não precisa coar. Adoce a gosto.

Receita 4 – Suco de acerola com hortelã e gengibre

  • 1 copo de suco de acerola
  • 1 maçã com casca
  • 2 folhas de hortelã
  • Raspas de gengibre

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não precisa coar. Adoce a gosto.

Leia também => Receitas de sucos Detox para desintoxicar o organismo e emagrecer

Receita 5 – Suco de Acerola, cenoura e laranja

  • 1 polpa de 100 g de acerola
  • 1 laranja
  • ½ cenoura
  • 1 copo de água

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo. Se desejar coe. Se quiser o suco um pouco mais ralo ou grosso, basta alterar a quantidade de água. Adoce a gosto.

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Leia também

Suco de uva integral emagrece? Veja todos os seus benefícios e propriedades

O suco de uva integral se consumido moderadamente pode ser um aliado do emagrecimento, além …

Tamarindo: Todos os seus benefícios, propriedades e como consumir

Por ser rico em ferro o tamarindo é um forte aliado contra a anemia, além …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!