fbpx
Pesquisar

12 Benefícios da Abobrinha, Propriedades e Como Fazer

Atualizado em
Compartilhe:

A abobrinha é uma excelente opção no preparo de diversas pratos saudáveis. Veja agora seus benefícios para saúde e como preparar em casa.

abobrinha

O que é:


PUBLICIDADE

Apesar de ser descrita como um vegetal, a abobrinha é na verdade uma fruta, da mesma família do melão, pepino e melancia.

Ela é natural da América e é facilmente encontrada no Brasil em uma das suas 3 versões, amarela, verde escuro ou verde claro. A coloração altera um pouco o sabor e a concentração de nutrientes.

A abobrinha é um alimento muito saudável, ela é rica em nutrientes e ao mesmo tempo oferece poucas calorias.

Mas, muito mais do que pouco calórica, a abobrinha ainda tem muitos benefícios que ajudam na manutenção da saúde.

Propriedades da Abobrinha:

100g de abobrinha cozida (½ xícara de chá), contém apenas 20 calorias, é rica em vitamina A, que é um micronutriente que age na manutenção da saúde dos olhos e previne infecções e participa do processo de crescimento.

Também é rica em vitaminas do complexo B, essas vitaminas estão diretamente relacionadas com a saúde neural, elas atuam na formação dos tubos neurais e na proteção contra doenças.

E é fonte de minerais como o cálcio, fósforo, sódio e potássio, que são responsáveis pela saúde dos ossos e pelos processos hidroeletrolíticos do organismo.

12 benefícios da Abobrinha:

1. Hipoglicemiante:

Para que o organismo possa metabolizar com perfeição a glicose ele precisa que algumas vitaminas estejam presentes nas quantidades adequadas.

A abobrinha contém todas essas vitaminas (complexo B) e ainda oferece outros nutrientes importantes no processo, como ômega 3, magnésio e zinco.

2. Antioxidante:

A ação antioxidante da abobrinha é principalmente oriunda da vitamina C ricamente presente na casca e nas sementes da abobrinha.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce, a morte celular, principalmente as células neurais que são mais sensíveis à ação dos radicais livres e, por isso, promovem a saúde do cérebro.

3. Antiparasitário:

O óleo extraído das sementes de abobrinha são muito utilizados para o combate à parasitas, até mesmo aqueles parasitas que se hospedam no intestino, mesmo que não exista comprovação científica para essa ação.

4. Antiinflamatório:

A ação antiinflamatória da abobrinha vem da presença do ômega 3 e de alguns carotenóides como o beta-caroteno, zeaxantina e luteína.

Todos esses compostos juntos ajudam a potencializar o combate às inflamações.

5. Fortalece o sistema imunológico:

A abobrinha é rica em vitamina C, essa vitamina é o precursor dos glóbulos brancos que são o componente do sistema imunológico responsável por combater qualquer corpo estranho que entra no organismo, como vírus e bactérias.

6. Previne câncer:

Alguns tipos de cânceres têm como causa principal o estresse oxidativo crônico aliado à quadros de inflamação, juntas essas condições alteram a proliferação celular e causam o câncer.

A abobrinha é rica em antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a ação dos radicais livres, e também contém anti inflamatórios que ajudam a diminuir as inflamações.

7. Previne a asma:

Uma dieta rica em antioxidantes pode ajudar a controlar as crises de asma, alguns estudos sugerem que a presença de pouca quantidade de antioxidantes no organismo aumenta as chances de o pulmão sofrer com o estresse oxidativo e isso causaria as crises de asma.

8. Força para dentes e ossos:

O cálcio é o mineral mais conhecido e já é sabido que existe uma relação direta do cálcio e a formação dos ossos, mas o que é pouco conhecido é que o fósforo também tem relação com a formação dos ossos e dos dentes.

O fósforo atua na reabsorção de cálcio e na renovação das células ósseas.

A abobrinha é um alimento rico tanto em cálcio quanto em fósforo e por isso contribui diretamente com a manutenção da saúde dos ossos e dos dentes.

9. Controla os níveis de colesterol:

A presença da vitamina A e C na composição da abobrinha ajudam a impedir que o colesterol sofra oxidação dentro das veias, essa oxidação é a responsável pela formação de placas de ateroma.

As fibras fornecidas pela abobrinha, principalmente pela sua casca, ajuda a minimizar a absorção e a concentração de colesterol ruim no sangue.

10. Auxilia na gestação:

A abobrinha contém uma quantidade considerável de ácido fólico e por isso é muito indicada para as gestantes, o ácido fólico é responsável pela divisão celular correta do feto e pela perfeita formação do cérebro e tubos neurais.

11. Manutenção da saúde dos olhos:

A vitamina A, presente na abobrinha, é o nutriente responsável pela proteção da camada que reveste a córnea, a baixa dessa vitamina no organismo pode causar problemas de visão como a catarata.

12. Controle da hipertensão:

A abobrinha é rica em potássio e magnésio, ambos contribuem para a manutenção da pressão sanguínea e para garantir que os níveis de homocisteína sejam mantidos baixos para evitar assim ataques cardíacos ou derrames.

Leia também:

Conheça todos os benefícios da abóbora e ainda se ela engorda ou emagrece

Água de Berinjela Emagrece! 14 Benefícios e Como Fazer

Consumo recomendado:

Não existe uma quantidade recomendada de consumo de abobrinha para que os efeitos sejam sentidos, apenas introduzi-la na dieta cotidiana já é suficiente para que os benefícios sejam sentidos.

A abobrinha é muito versátil e permite ser consumida de diferentes maneiras, isso possibilita variações que facilitam o seu consumo frequente.

Leia também:

15 Benefícios da Couve, Propriedades e Como Fazer (receita fit)

Alho: 12 Benefícios, Propriedades e aumento da testosterona

Alho-poró: Para que serve, 9 Benefícios, Propriedades e Consumo

Receitas de como fazer abobrinha

como fazer rápido abobrinha

Veja abaixo algumas formas de preparar a abobrinha.

Risoto de abobrinha com limão:

Ingredientes do risoto:

  • 1 xícara de arroz integral;
  • 2 xícara de água;
  • 1 colher de suco de limão ( de preferência siciliano);
  • 1 colher cheia de cream cheese (de pereferência versão light);
  • 100ml de vinho branco seco;
  • 1 cebola picada em cubinhos;
  • 1 abobrinha picada em cubinhos.

Caldo de Legumes:

O caldo para o risoto pode ser feito com os legumes da sua preferência, os mais usados são, cenoura, cebola, salsa, alho, brócolis.

Para o preparo, basta adicionar os legumes em água fervente e deixar cozinhar até a água ficar saborizada com os legumes.

Modo de preparo:

  1. Comece refogando a cebola, adicione o arroz e deixe dourar, depois adicione o vinho e quando secar adicione 2 xícaras de água.
  2. Deixe o arroz parado até a água secar, depois vá adicionando o caldo feito com legumes aos poucos até que o arroz esteja cozido.
  3. Depois de pronto, adicione a abobrinha e o limão.
  4. Por último adicione o cream cheese e misture bem para incorporar ao arroz.

Caso você queira preparar outros receitas fitness de abobrinha, além dessa salada logo abaixo, temos também um artigo com 11 receitas fit. Veja logo abaixo:

Leia também:

11 Receitas de Abobrinha Fit

Salada de abobrinha com queijo light:

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas crua;
  • 8 tomates-cereja;
  • 5 colheres de suco de limão;
  • 3 pedaços de queijo branco light;
  • 2 colheres rasas de gergelim torrado;
  • 1 colher de azeite extravirgem ou óleo de gergelim;
  • sal;
  • pimenta.

Modo de preparo:

  1. Descasque as abobrinhas e fatie em rodelas finas, corte o tomate e misture com o suco do limão.
  2. Corte o queijo em cubos médios e misture com os outros ingredientes.
  3. Deixe gelar por pelo menos 15 minutos e sirva.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de