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A granola engorda ou emagrece? Conheça todos os seus benefícios

Além de conhecer todos os benefícios da granola, nesse artigo iremos esclarecer se esse composto de cereais engorda ou emagrece.

granola benefícios engorda ou emagrece

Apesar de já ser bastante consumida em todo o Brasil, os benefícios e a composição da granola passam despercebidos. Muita gente sabe que ela faz bem à saúde, mas não sabe exatamente porque e nem quais são esses pontos positivos. A granola nada mais é que uma mistura de grãos como a cevada, a aveia, flocos de milho, arroz e outros e também das oleaginosas como as castanhas, amêndoas e também podem ter frutas secas tais quais a uva-passa, a maçã ou o pêssego.

Os benefícios da granola

O grande benefício da granola está nela ser um mix de ingredientes repletos de nutrientes importantes para a saúde. Por exemplo, as oleaginosas que são ricas em óleos benéficos para a saúde e que reduzem o colesterol. Comê-las em quantidades exageradas pode fazer mal à saúde, mas na granola existe uma quantidade reduzida, mantendo as propriedades benéficas desses alimentos.

A granola é composta por vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, sais minerais como o zinco, o ferro e outros nutrientes (ácido fólico, uma vitamina indispensável na gestação porque ajuda na formação neural do feto e niacina, outra vitamina que tem como papel principal reparar sequências de DNA que podem ter sido mal formadas durante o processo de replicação celular). Além de tudo isso, ela também é rica em fibra alimentar. Essa fibra ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo você comer menos durante o dia e também auxilia na regulação do intestino e na melhora da flora intestinal.

Leia também: Aveia: Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Outro bom e importante benefício, é o fato da granola conter boas doses de antioxidantes. Creio que muitos já ouviram falar dessas substâncias. Elas são responsáveis por neutralizar a ação maléfica dos radicais livres. Quanto a estes, o nosso próprio corpo produz radicais livres, porém também temos enzimas que conseguem neutralizar, cerca de, 99% de sua ação. Porém, a maior quantidade de radicais que temos no organismo é ingerida através dos alimentos ou de hábitos ruins como o fumo e o o álcool.

A granola engorda ou emagrece?

Ela pode engordar e ela pode emagrecer. Tudo depende do nosso bom senso e de ter a informação certa em mãos. Entendam que até as frutas podem engordar se forem consumidas em excesso já que têm muitos carboidratos. O ideal é consumir até 20 g por dia de granola, o equivalente a 1 colher ½ de sopa. Outro cuidado é que ela deve ser ingerida com alimentos menos calóricos como iogurtes nas versões lights, frutas e açaí. E na hora da compra dê preferência para a granola sem açúcar ou então, prepare a sua em casa.

Bem, e como disse mais acima, a granola também pode ajudar no emagrecimento. Isso se deve ao fato dela ser rica em fibras. Dessa forma, ela consegue reduzir o índice glicêmico dos alimentos e também aumentar a sensação de saciedade. Esses dois benefícios fará com que menos gordura seja estocada e menos fome você sentirá durante o dia. Além disso, como ela é cheia de antioxidantes fará o trabalho de “limpador” do organismo. Isso favorece o metabolismo e também a queima de gordura por parte do nosso corpo.

Como consumir a granola?
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Como já foi dito, a quantidade diária de granola não deve ultrapassar as 20 g. Esse valor equivale a 160 calorias. Quanto à forma de consumo não tem muito segredo: ela pode ser adicionada a frutas, iogurtes, açaí, coalhada, leite e outros. Porém, é preciso ingerir muita água. Quando consumimos muita fibra sem adicionar água, ela pode fazer o efeito contrário e causar prisão de ventre. Para ter melhores resultados, você deve aliar o consumo da granola a uma dieta equilibra e prática de exercícios físicos. O melhor horário para consumo é logo pela manhã, ao acordar.

Leia também: Os Benefícios do açaí e cuidados com o consumo em excesso

Como fazer a granola em casa

Fazer granola em casa é bem simples, sai mais barato e é até mais saudável. Você só precisa comprar alguns ingredientes que são vendidos separadamente como aveia, castanha de caju, castanha do pará, amêndoa (que pode ser substituída pelo amendoim já que é mais barato), frutas secas e outros ingredientes de sua preferência. Basta misturar tudo e pronto! A sua granola está pronta para ser consumida, sem nenhum tipo de conservante. Você ainda pode adicionar mel na hora de consumir, deixando o prato mais saboroso e nutritivo!

Sobre Calila Galvao

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