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A Batata Yacon ajuda no controle da diabetes e na perda de peso

Veja agora para que serve a batata yacon, suas propriedades e vitaminas, benefícios e como comer.

Batata Yacon

O nome é estranho, mas a batata é extremamente nutritiva. Ela já é velha conhecida dos nativos das Cordilheiras dos Andes e não só a batata como também a folha são consumidos naturalmente por eles. Elas já são produzidas no Brasil e são tão nutritivas que foram parar na Europa. Lá, são vistas como um alimento função e muitos já dão o nome de “batata do diabético” a elas. Você já pode ter topado com ela nas feiras livres e nem se deu conta. Ela é muito parecida com uma batata-doce.

Características da Batata Yacon

O que torna essa batata tão parecida com a já conhecida batata-doce é o fato dela ter casca de cor roxa e a polpa, a parte comestível, ser branca, laranja, roxa ou amarela. Apresenta baixo valor calórico, sendo ideal para quem está em processo de emagrecimento, rico em fibras dietéticas (FOS). Como a maioria das raízes, também acumula açúcares na forma de amido, mas não é o seu principal carboidrato. Não pode ser armazenado por mais de 7 dias fora da geladeira já que contém uma significativa quantidade de água (80 a 90% do tubérculo), sendo comparada a frutas como maça, pera ou melancia. Isso deixa a raiz muito frágil e vulnerável às agressões externas. Em 100 gramas de batata Yacon temos:

  • Proteínas: 0,35 g (na batata-doce esse número é de 1,3 g)
  • Carboidratos: 8,41 g (batata-doce, 28,20 g)
  • Lipídios: 0,29 g (batata-doce, 0,1 g)

Fruto-oligossacarídeos (FOS)
Esse é o principal açúcar presente na batata Yacon. A sua principal característica é que ele não consegue ser digerido pelo organismo humano. Nós não temos as enzimas necessárias para metabolizar esse componente. Esse carboidrato tem despertado muito interesse da ciência porque ele pode, um dia, vir a substituir a sacarose que é o nosso açúcar tradicional e também pelos seus vários benefícios: redução dos níveis de colesterol, prevenção das cáries e aumento das bactérias benéficas presentes no intestino grosso.

Composição da batata yacon

Além do FOS, a batata Yacon possui muitos outros componentes benéficos para a saúde e esse conjunto de nutrientes fazem dela um excelente alimento funcional. Esse tubérculo apresente uma dose significativa de potássio (1 a 2% do peso seco). Essa quantidade é superior a muitas das frutas que consumos normalmente aqui no nosso país, alguns exemplos são a banana, manga, mamão, maça, goiaba, limão, laranja, melancia, pera, melão e muitas outras. Também podem ser encontrados outros minerais, porém em menor quantidade: fósforo, cálcio, zinco, ferro, sódio, magnésio e cobre.

Também possui vitaminas como a tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), caroteno e retinol. Compostos fenólicos (excelentes antioxidantes) são encontrados em diversas partes da planta, inclusive nas folhas. Por esse motivo, a batata Yacon também vem chamando a atenção para a realização de diversos estudos como finalidades terapêuticas. Não apenas a batata, como o caule e as folhas têm se mostrado eficazes na prevenção de doenças como o diabetes, a hipertensão. Essas partes podem ser encontradas em casas de produtos naturais ou em farmácias na forma de chá. Em comparação à batata-doce, a batata Yacon possui uma maior quantidade de compostos fenólicos sendo o mais abundante entre eles o ácido clorogênico.

Benefícios da batata yacon

Controla o diabetes
Os diabéticos têm muito a ganhar com o desenvolvimento dos estudos da batata yacon. Os açúcares presentes na batata, incluindo o FOS, não precisam da liberação de insulina para serem metabolizados. Seria uma forma de substituir o açúcar na alimentação dessas pessoas. Outro benefício é o fato de ser uma planta de baixo índice glicêmico, o que evita a formação de picos de insulina, hormônio diretamente relacionado ao desenvolvimento do diabetes. Um estudo realizado em 2008 conseguiu comprovar uma redução significativa das taxas de glicose no sangue de ratos diabéticos.

Ajuda na perda de peso
A batata yacon não é propriamente um alimento que aumenta a perda de peso. Ela ajuda pelo fato de possuir baixa caloria e de ter baixo índice glicêmico. Para cada 100 g da raiz nós temos apenas 30 calorias. O que ajuda a reduzir o nível energético dela é o fato de ter muita água. Além disso, ela promove maior saciedade pela sua grande quantidade de fibras. Isso ajuda a comer menos e com menor frequência.

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Excelente para quem pratica exercícios
Como dito mais acima, a batata yacon é rica em potássio. Esse mineral é de extrema importância para a contração muscular. Também atua no processo de reconstrução da fibra, previne dores e fadiga. Na hora de consumir é importante que a batata seja acompanhada de outros carboidratos com maior nível de açúcar como as frutas. Assim, o potássio consegue entrar mais facilmente nas células musculares.

Reduz o colesterol
O colesterol é uma gordura que, além de ser adquirida pelos alimentos, também é produzida pelo nosso organismo, mais precisamente, pelo fígado. Essa gordura é utilizada na digestão dos alimentos e depois disso, retorna para o fígado para produzir uma nova bile. A questão é que, se a flora intestinal não estiver funcionando normalmente, o colesterol não retorna e, em vez disso, vai parar na corrente sanguínea se acumulando nos vasos.

Melhora o funcionamento intestinal
Um tipo de carboidrato encontrado na batata yacon, a inulina, promove o crescimento das taxas de bactérias benéficas para a saúde no nosso intestino. É excelente para quem tem problemas de constipação, por exemplo ou, tem um sistema digestivo sensível.

Leia também: Batata-doce roxa ou branca, quais as diferenças? Qual a melhor?

Como consumir a batata yacon

A batata yacon pode ser consumida de diversas maneiras, mas a prioridade é que seja ingerida crua, sem cozinhar ou fritar. Ela pode ser batida em sucos, shakes e vitaminas já que tem um sabor adocicado. De acordo com a quantidade de carboidratos que devem ser consumidos diariamente por uma pessoa, você pode ingerir até 3 batatas por dia se ela for a sua única fonte de carboidratos, acompanhada de outras fontes de energia. Ela também pode fazer parte de receitas de bolos e biscoitos já que é possível encontrar a sua farinha sendo comercializada. Há também balas, mel de yacon, batata chips e outras variedades de alimentos fabricados a partir desse tubérculo.

Referências:
PARK, Yong Kun e PASSOS, Luciana Maria Liboni. Frutooligossacarídeos: implicações na saúde humana e utilização em alimentos. Revista Ciência Rural. v. 33, n. 2. 2003.
CARDOSO, Marisa Helena e SANTANA, Isabelle. Raiz tuberosa de yacon (Smallanthus sonchifolius): potencialidade de cultivo, aspectos tecnológicos e nutricionais. Revista Ciência Rural. v.38, n.3, p. 898-905, mai-jun. Santa Maria. 2008.
GUSSO, Ana Paula, MATTANNA, Paula e RICHARDS, Neila. Yacon: benefícios à saúde e aplicações tecnológicas. Revista Ciência Rural. Santa Maria. 2014.
CALIMAN et al. Yacon na alimentação humana: aspectos nutricionais, funcionais, utilização e toxicidade. Revista Scientia Amazônia, v.1, n.3, p. 3-16. 2012.

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