Dietas e Nutrição

12 Benefícios do Amendoim e Consumo Recomendado

Dúvida muito comum: o amendoim é bom para que? Quais seus benefícios para saúde? Listaremos abaixo quais são e o consumo recomendado. Um bônus ao final do artigo para quem gosta da pasta de amendoim.

Whey Protein Growth Supplements
O amendoim é uma planta cujo consumo é muito popular no Brasil.

Isto acontece de diversos modos: cozido, cru, assado ou até mesmo em forma de manteiga e pasta de amendoim (veja como preparar a pasta de amendoim em casa). Seu uso na culinária é bastante comum também ornando pratos.

A América do Sul, região em que o Brasil se inclui, é uma das que mais tem destaque na produção deste alimento.

Não só na sua forma originária, como também em derivados. Um produto famoso brasileiro, por exemplo, é a paçoca.

O que é Amendoim

O amendoim é uma planta herbácea de grande valor econômico e culinário em regiões como a América do Sul e a África.

Sua origem, aliás, é exatamente no continente sul-americano, difundindo-se para outros continentes, como o africano e o asiático.

De acordo com as estatísticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) podemos ver dados que sugerem a popularidade da planta.

Em 2016, mais de 43 milhões e meio de toneladas de amendoins foram produzidos no mundo todo.

Composta por países americanos, asiáticos e africanos, a lista é liderada pela China. O Brasil aparece na 11ª posição entre os maiores produtores.

Estes dados elevados atestam que o amendoim é realmente uma planta muito popular, e não só no Brasil.

De fato, o uso culinário dela é diverso e ganha variações em cada país – como a paçoca brasileira ou o Nougat de Amendoim, uma bebida.

Composição e Propriedades

Produto natural que é, o amendoim é composto de uma gama de nutrientes os quais dão a ele seu valor nutricional.

Albumina Growth Supplements

Esta discriminado abaixo no que contém cada 100g do alimento:

  • 567 calorias;
  • 49g de gorduras totais (7g saturadas, 16g poliinsaturadas e 26g monoinsaturadas);
  • 18mg de sódio;
  • 705mg de potássio;
  • 168mg de magnésio;
  • 92mg de cálcio;
  • 4,6mg de ferro;
  • 16g de carboidratos (dos quais 9g de fibras alimentares e 4g de açúcar);
  • 26g de proteínas;
  • Vitaminas E, A, B6, C e D.

12 benefícios

As propriedades do amendoim, aliadas à sua ação no organismo, garantem uma série de benefícios. Eles constituem num total de 12, conforme descritos na sequência:

1. Pode auxiliar no emagrecimento

Embora tenha um índice calórico até elevado, o que a prática demonstra é que o consumo moderado deste alimento pode ajudar na perda de peso.

Isto porque contém algumas substâncias, como as fibras, que ajudam a manter a saciedade e é composto dos três macronutriente fundamentais para o corpo. 

Além disso, essa oleaginosa contém ômega-9, um tipo de gordura boa que consegue ativar o funcionamento da adiponectina. Este hormônio está envolvido na função de gerar energia a partir dos depósitos de gordura. Sendo assim, ele consegue ativar a queima da gordura.

2. Protege contra doenças neurológicas

Estudos demonstram que o consumo deste alimento pode auxiliar o sistema nervoso central a trabalhar.

Isto faz com que haja uma espécie de estímulo ao cérebro, que protege contra doenças como a demência ou o mal de Alzheimer.

3. Diminui as chances de cálculos biliares

Segundo estudos recentes, o consumo de amendoim diminui as chances de cálculos biliares. Desta forma, este é outro dos benefícios do alimento.

4. Bom contra a diabetes

Uma publicação científica nos Estados Unidos traz evidências de que o consumo desta planta reduz em até 30% o risco de diabetes.

Duas colher s de sopa, cinco vezes por semana, é a quantidade indicada.

5. Combate o colesterol ruim

Esta planta é livre de colesterol. Além disso, no corpo humano, ela combate o colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo em que estimula a produção do bom (HDL).

6. Fonte de gorduras boas

Os três macronutriente essenciais para o corpo são proteínas, carboidratos e gorduras.

Cada um com a sua função, por certo. No caso do amendoim, ele contribui a partir de gorduras consideradas boas. 

Além de ser um ótimo antioxidante pois é rico em Vitamina E, praticamente metade da gordura presente no amendoim é formada por ômega-9, como já dissemos a pouco. Essa gordura fornece proteção para o sistema cardiovascular por trabalhar na prevenção da oxidação das gorduras.

Glutamina Growth Supplements

7. Combate os radicais livres

O amendoim tem uma função que chamamos antioxidante. Isto significa que ele combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e até mesmo alguns tipos de doenças.

8. Previne alguns tipos de câncer

Em função dessa ação antioxidante e da presença de substâncias como fitoesteróides, ácido fítico, ácido fólico e resveratrol, previne também alguns tipos de câncer. O de cólon é um deles.

9. Promove o ganho de massa magra

Por ser composto por substâncias como proteínas, o produto é bom também para quem deseja hipertrofia muscular.

Além disso, gorduras boas presentes no amendoim, contribuem para manter a produção dos hormônios ‘regulados”, dentre eles, a testosterona e o hormônio do crescimento GH, hormônios anabólicos que auxiliam no ganho de massa muscular e emagrecimento.

 Os praticantes de musculação costumam consumir a pasta de amendoim integral. Ao final do artigo temos um bônus com receitas fit.

10. Auxilia na saúde cardiovascular

A presença de mineiras como o potássio garante um controle maior da pressão arterial. Isto também auxilia a diminuir as chances de problemas como o AVC.

11. Diminui a retenção de líquidos

Embora não seja em grande quantidade, este alimento possui a vitamina B6. Ela ajuda a combater a retenção de líquidos, diminuindo sintomas como o inchaço.

12. Regula o sistema gastrointestinal

Outra vantagem do amendoim é auxiliar quem tem problemas para ir ao banheiro. Isto principalmente pelas fibras que possui.

Quantidade recomendada

Como em qualquer produto, não é indicado abusar. Por isto, normalmente o indicado é de duas colheres de sopa cinco vezes na semana.

Para praticantes de musculação que visam hipertrofia, algo em torno de 50g a noite antes de dormir é suficiente.

Para quem busca emagrecer, 40gr ao dia antes de dormir é suficiente. Pode variar para mais ou menos dependendo da finalidade e individualidade ou conforme orientação do nutricionista.

[irp posts=”8564″ name=”7 deliciosas receitas de paçoca light”]

Melhor forma de consumir o amendoim e cuidados

Primeiro, fique atento na hora da compra. É sempre melhor investir em alimentos orgânicos, isso evita que os amendoins possuam resíduos de agroquímicos.

Caso não possa comprar ou não encontre, observe também a forma com a qual esse alimento está armazenado. É importante que esteja em lugar arejado e livre de qualquer presença de mofo para não desenvolver fungos. 

Nesse caso, o amendoim pode conter aflatoxinas que podem prejudicar a saúde. Isso se deve à má conservação ou atraso na colheita do mesmo.

Quanto a forma de consumo, essa pode ser diversa. A mais comum é o amendoim torrado, cozido ou até mesmo cru. Além é claro da pasta de amendoim, muito consumida para quem está seguindo dietas para ganho de massa muscular ou emagrecimento.

Bônus! Veja abaixo algumas receitas fit que podem ser feitas com a pasta de amendoim:

[irp posts=”10552″ name=”13 receitas fit com pasta de amendoim integral”]

Contraindicações

De modo geral, o amendoim é contraindicado apenas a pessoas que possuam alergia e em grandes quantidades.

Grávidas devem consumir moderadamente, sob orientação de nutricionista.

Clique para conhecer

Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo