Página Inicial » Guia para Iniciantes » 7 principais mitos de iniciantes em academia

7 principais mitos de iniciantes em academia

Conheça 7 mitos que acabam se tornando erros rotineiros na vida de quem ainda está iniciando no mundo na musculação.

Todo mestre um dia foi um desastre! Baseado neste pensamento, muitas pessoas acreditam que o iniciante em musculação é alguém incapacitado e que precisa de muito tempo para que consiga resultados de fato satisfatórios. De uma maneira geral se propaga muita informação falsa, de que os iniciantes precisam se exercitar desta ou de outra maneira para que possam ter sucesso e evitar lesões. Porém todas estas ferem o primeiro princípio do treinamento físico, o da individualidade biológica, onde cada um de nós reage de uma maneira diferente a determinado estímulo.

Com isso, muitos dos mitos que se propagam pelo imaginário popular não têm sequer possibilidade fisiológica ou metabólica de serem possíveis. Para melhor orientar vocês, veja alguns dos principais mitos que dizem respeito aos iniciantes em musculação.

Mitos na musculação que se tornam erros constantes

Principais erros e mitos de iniciantes na musculação - academia1- Quanto mais exercícios em máquinas, melhor: este é um erro não apenas de iniciantes, mas também do público em geral, que acredita que os exercícios feitos em aparelhos são mais eficazes. Não que eles não venham a ser, mas depende do objetivo. Os exercícios que são feitos em máquinas, como são “guiados” exigem menos da musculatura estabilizadora e antagonista. Pensando em níveis de hipertrofia, isso gera menos intensidade ao exercício e consequentemente os resultados são inferiores. Desta forma é muito importante que o iniciante tenha a noção que exercícios em aparelhos são muito mais isolados e atingem uma musculatura específica. Como mencionamos neste artigo (Exercícios multiarticulares, veja a importância deles) os artigos que são mais amplos e envolvem mais de um grupamento muscular envolvido, causam maiores ganhos em termos de hipertrofia, tonicidade e emagrecimento.

2-Pecar pelo excesso: independentemente de qual seja o seu objetivo ao entrar na academia, todos os resultados satisfatórios se baseiam em três conceitos: o treino, a alimentação e o descanso. Pois bem, muitos iniciantes, no intuito de conseguirem resultados mais rápidos, acabam pecando pelo excesso. Ou seja, treinam demais e não descansam direito. Assim, seus resultados ficam bastante comprometidos e as chances de um estado de overtraining se acentuam muito, mesmo se tratando de pessoas iniciantes. Por isso tenha períodos de descanso em sua rotina de treinos. Não existe uma fórmula ou tempo ideal, pois cada um de nós tem um ritmo de recuperação diferente, por fatores como genética, rotina e idade. Por isso, caso venha se sentindo demasiadamente cansado, tem interferências em seu sono e humor e vem notando queda de rendimento, talvez você esteja pegando pesado demais.

3- Alongamento antes do treino evita lesões: como já mencionamos neste artigo (Alongar antes da musculação ou não?) o alongamento não previne lesões e em casos de exercícios intensos, como a musculação, pode ser altamente lesivo. Por isso, a história que permanece no imaginário popular de que alongar antes de se exercitar previne lesões não tem comprovação científica alguma.

4- É possível transformar gordura em músculo: essa é de doer, mas vamos lá. A gordura corporal e os músculos são tecidos totalmente diferentes e em hipótese alguma existe a troca entre eles. O que pode acontecer caso você treine de maneira adequada e tenha uma alimentação equilibrada é que seu corpo irá eliminar a gordura, pelo metabolismo mais acelerado e sua massa muscular aumentar, mas jamais irá ocorrer uma substituição.

5- 8 repetições para a hipertrofia e 15 para definição: acho engraçado que as pessoas creem que nossos músculos sabem contar. Não existe uma fórmula para o número de repetições, nem para o tempo de descanso (Qual o tempo ideal entre as repetições?). Para a hipertrofia o método que se mostra mais eficaz para a maioria dos casos é o da falha concêntrica e para a definição muscular entramos na questão da eliminação de gordura, que se dá de diversas formas. Por isso, não existe esta história de que com determinado número de repetições teremos definição ou hipertrofia, afinal tudo varia de acordo com a pessoa, a carga, a intensidade e outros fatores.

6- Suplementos são fundamentais: a questão da suplementação é bastante polêmica, pois muitos afirmam que sem ela é impossível de se conseguir ganhos, seja para a hipertrofia, seja para o emagrecimento. Isto é mito por que a suplementação somente será eficaz se vier acompanhada de um treino de qualidade e uma alimentação balanceada. Caso contrário ela não surte efeito, pois ela é secundária em relação a estes itens. Por isso não fique desesperado (a) em usar suplemento assim que entrar na academia, pois com uma alimentação regrada você terá excelentes resultados, mesmo sem suplementos.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

7- Seguir treinos de famosos ou de amigos: como já mencionei acima, o princípio da individualidade biológica jamais pode ser esquecido. Quando você copia um treino de alguém, não está levando em consideração diversas variáveis de seu corpo, de sua genética e de seu estilo de vida. Por isso, o treino daquele seu amigo não será tão eficaz em você, pois vocês têm individualidades diferentes. Procure um bom profissional de educação física para que ele possa te orientar.

Estes são apenas alguns dos mitos que cercam os iniciantes na academia. Para evitar que este seja um problema para você, procure um bom profissional de educação física para lhe orientar e continue acompanhando as postagens do Treino Mestre! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

4 coisas que você não deve fazer jamais, após o treino!

O pós-treino é fundamental para que tenhamos bons resultados. Se ele for usado de forma …

Está retornando ao treino depois de um longo período? Veja essas 6 dicas!

Devido aos compromissos do dia a dia, muitas vezes deixamos a academia de lado e …

  1. Muito bom!!

  2. Dicas ótimas, ajuda muito! Quando começamos a “malhar” muitas pessoas começam a falar “asneiras” para você, o ideal é sempre ouvir o conselho dos profissionais e deixar as dicas dos “bons” de lado.

  3. Muito obrigada, professor. Estou começando do zero na aacdemia, e seus artigos estão me ajudando muito. Ah, gosto muito do seu senso de humor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!