fbpx
Página Inicial » Emagrecimento » 6 erros que você pode estar cometendo no emagrecimento

6 erros que você pode estar cometendo no emagrecimento

O emagrecimento é uma questão complexa e que tem de ter uma abordagem multifatorial. Veja neste artigo, os erros mais comuns das pessoas que querem emagrecer!

erros comum para quem quer emagrecer

Algumas coisas costumam intrigar a ciência e até mesmo seus maiores expoentes. O emagrecimento, por incrível que pareça, é uma delas. Por mais que tenhamos estudos e experiências, alguns pontos relacionados ao emagrecimento ainda são bastante intrigantes. Pois bem, mas o que temos são algumas evidências de coisas que dão certo para grande parte das pessoas. É lógico que temos fatores individuais, que sempre tem de ser levados em conta, mas no geral, estes 6 erros que serão apresentados aqui são muito comuns e se evitados, teremos muito mais chances de êxito.

Mas antes de falar especificamente disso, temos que ter clareza que o emagrecimento envolve questões que transcendem a fisiologia e o metabolismo. Temos fortes questões psicológicas envolvidas com a comida e a maneira como ela é vista em nossa vida. Mas isso tornaria o artigo longo demais e enfadonho.

Por isso, vou focar nas questões relacionadas a exercício e dieta!

Você está cometendo algum destes 6 erros para emagrecer?

1. Reduzir as calorias sem o controle devido:
Muitas dietas ficaram famosas por trazerem a possibilidade de reduzirmos calorias de maneira fácil. Pois bem, novamente vou afirmar que nosso corpo não entende que estamos de dieta ou não, ele apenas responde a estímulos. Neste sentido, muitas vezes as pessoas se preocupam apenas com a quantidade calórica que ingerem em suas dietas. Resultado, acabam perdendo peso, muitas das vezes massa muscular, mas perdem pouca ou nenhuma gordura.
Isso acontece porque o corpo tem necessidades de nutrientes e se estas forem privadas, ele acabará tendo que encontrar maneiras de suprir tais carências. Por isso, se você busca de fato emagrecer, não faça dietas com restrição de calorias apenas, mas sim, com mais qualidade nutricional!

2. Ingerir pouca água:
Um mito que cerca o emagrecimento é o de que ingerir muita água deixa as pessoas “inchadas”. É algo que beira o absurdo, pois quanto mais você ingerir, mais vai eliminar! Além disso, grande parte das reações químicas, inclusive a síntese das proteínas, precisa de água para acontecer. Se você reduzir o consumo de água, vai ter a falsa sensação de estar emagrecendo, mas apenas vai ficar desidratada (o) e aumentar os problemas de sua saúde!

3. Apostando no aeróbico de baixa intensidade:
Este talvez seja um dos pontos mais relevantes. Já mencionei em diversos artigos, como este (
Caminhada pode não ser tão eficiente para emagrecer) que o aeróbico de baixa intensidade não é a estratégia mais eficiente para o emagrecimento, por uma série de fatores. Desta forma, muitas pessoas ainda apostam grande parte de seus treinos nas famosas caminhadas ou corridas leves. Com isso, acabam não obtendo resultados satisfatórios, pois o aeróbico de baixa intensidade não se mantém como uma estratégia eficiente no longo prazo.

4. Esquecendo dos micronutrientes:
A montagem de uma dieta completa para o emagrecimento é algo complexo. Além de todo o controle da ingestão calórica, ainda é preciso levar em conta os fatores ligados a qualidade dos alimentos. Não é raro de encontrarmos pessoas que não ingerem verduras, frutas e legumes por estes serem muito “calóricos”. Porém, são eles que fazem toda a regulação de nosso metabolismo. Sem estes, dificilmente você terá um processo de emagrecimento saudável e sustentável. Por isso, jamais deixe os micronutrientes de lado em sua dieta e se alguém lhe propor algum plano alimentar sem estes, caia fora o mais rápido possível!

Leia também: 6 Exercícios para emagrecer que você pode fazer na sua casa

5. Não levar em conta o seu metabolismo basal:
Problema muito comum e típico dos “contadores de calorias”. Pare para pensar. Se você quer emagrecer, tem que fazer com que seu corpo gaste mais energia, certo? Ao invés de apenas restringir a quantidade de energia que seu corpo recebe, você pode aumentar a quantidade que ele gasta. Esta seria a estratégia mais inteligente, não acha? Por isso, é muito importante levar em conta o metabolismo basal, já que é ele que vai fazer seu corpo gastar muito mais calorias. Por isso, atividades mais intensas e aumento da massa magra são fatores fundamentais para que o corpo possa ter seu metabolismo basal mais acelerado e com isso, tornar o processo de emagrecimento sustentável.

Neste sentido, tanto o HIIT, quanto a musculação, se mostram mais eficientes. Além disso, a ingestão de boas quantidades de proteínas também auxilia neste processo, já que estas são absorvidas de maneira mais lenta, o que aumenta o gasto energético.

Leia também: HIIT e musculação, como combinar estes treinos

6. Não mantendo a rotina:
Este é de longe, o erro mais comum. Quantas pessoas você conhece que mantém uma dieta regrada de segunda a sexta e metem o pé na jaca no final de semana? Acredito que muitas, não é? Pois bem, não que você não possa comer algo diferente no final de semana, mas isso deve ser feito com controle. Comeu o que não devia no sábado a noite? Tome mais cuidado no domingo, e vice-versa. O problema não são as refeições pontuais, onde você deixa a dieta de lado. O problema de verdade acontece quando estas se tornam recorrentes. Em relação ao exercício, a rotina também é muito importante, para manter a constância dos mesmos. Sem isso, nada irá dar resultado!

É muito importante ter clareza que o processo de emagrecimento é multifatorial e deve ser planejado para ser sustentável. Sem isso, você até perde peso, mas não emagrece de verdade. Evitando estes erros acima mencionados, pode ter certeza que as chances de conseguir o sucesso são bem maiores Bons treinos!

6 erros que você pode estar cometendo no emagrecimento
Avalie este artigo

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de