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5 metas que você precisa estabelecer para ter melhores resultados

Algumas metas devem fazer parte da vida de quem quer ter melhores resultados, seja emagrecendo ou ganhando massa muscular.

Você “malha”, se alimenta razoavelmente bem (pelo menos você acha isso), descansa (até na hora do treino as vezes) e não vê os resultados. O que será que está errado? Será que você tem algum problema, alguma desordem fisiológica? Sendo bem generalista e evasivo diria que possivelmente não. Como já mencionei por diversas vezes, o treinamento físico eficiente é o perfeito equilíbrio de diversos componentes, intrínsecos e ambientais. Desta forma, você precisa buscar sempre este equilíbrio e a eficiência em seu treinamento. Mas antes disso, ainda na etapa de planejamento você precisa estabelecer metas. Geralmente as pessoas traçam estas metas no início do ano, mas nesta altura a grande maioria nem lembra mais o que queria. Por isso, para que você consiga atingir suas metas é fundamental que você siga certas atitudes e parâmetros. Caso contrário, vá se acostumando com resultados pífios…

Estabelecendo metas para melhorar seus resultados

1. Especifique muito bem suas metas: sabe a receita para não conseguir atingir suas metas? Estabelecer metas evasivas, difíceis de serem mensuradas. Por exemplo, ao invés de estabelecer a meta de emagrecer, que pode ser interpretada de várias formas (você pode perder 20 gramas e dizer que emagreceu) você terá grandes chances de não atingi-las. Estabeleça metas mensuráveis, como por exemplo, perder 12 quilos em 10 meses. Desta forma, você tem um foco, um objetivo a ser atingido. E tudo o que focalizamos se expande (neste caso “seca”)!

2. Ache um “chato”: sem uma cobrança fica difícil manter a motivação. Por isso é muito importante que você tenha um “chato”. Este “chato” deve ser alguém que convive com você e que vai lhe cobrar diariamente por suas metas. Pode ser seu treinador, caso você tenha um, algum familiar, amigo, parceiro de treino. Desta forma, fica mais difícil “esquecer” quais eram seus objetivos. Nós temos a característica de nos motivarmos e não entrarmos em uma zona de conforto quando existem outras pessoas nos cobrando. Muitas pessoas descobrem seu real potencial desta forma, quando alguém cobra bastante por seus resultados. Em alguns casos, existem pessoas que chegam a apostar que bateram suas metas. Neste caso é muito importante que se tenha clareza das coisas. Não vejo nenhum problema nisso, desde que a saúde e o bem estar sejam respeitados. Sendo assim, a brincadeira é bem válida.

3. Tenha metas de curto, médio e longo prazo: se você estabelecer apenas metas de longo prazo, será difícil visualizar seu desenvolvimento. Da mesma forma, se você tiver apenas metas de curto prazo, terá dificuldades em alcançar um objetivo maior. Por isso tenha estes 3 tipos de metas diferentes. As metas de curto prazo devem ter no máximo 3 meses, para que você não tenha tempo para relaxar e achar que depois da pra correr atrás do prejuízo. As metas de longo prazo não devem ser maiores do que 3 anos. Desta forma você terá tempo para realizar um projeto maior e irá acompanhar os resultados, ficando assim mais motivado (a).

4. Metas tem que desafiar você: se existe uma coisa desestimulante é a falta de desafio. Pessoas que não tem metas que as desafiem desistem mais facilmente. Suas metas tem que impor que você saia de sua zona de conforto, que você tenha que mudar algum aspecto de sua vida. Caso contrário não passam de autossabotagem.

5. Tenha um plano de ação: metas sem ação não são nada. De nada adianta você estabelecer a meta de emagrecer, hipertrofiar ou qualquer outra se não tiver um plano de ação para isso. Considere sua rotina, vida profissional e familiar, alimentação, tempo disponível e tudo mais que faz parte da sua rotina, para que seu plano de ação seja o mais próximo possível da realidade.
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Musculação – Evitando desistências nos treinos

De maneira geral, as metas são apenas a parte inicial de seu objetivo final, mas são de grande importância. Estabeleça e siga suas metas com foco e determinação. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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  1. Otimo, excelente materia.

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