Página Inicial » Gravidez » 16 Sinais e Sintomas de gravidez

16 Sinais e Sintomas de gravidez

Não é apenas o atraso da menstruação que pode ser indicativo de gestação. Nesse artigo vamos mostrar outras possibilidades que são consideradas pela medicina, sintomas de gravidez.

Não é incomum ouvir mulheres falando que não sabiam que estavam grávidas depois que já estão com alguns meses de gestação. Apesar de estranho, isso acontece porque muitas mulheres não dão importância para os sinais e sintomas que aparecem durante a gravidez.

É importante saber como a gravidez se manifesta para que ela seja investigada e confirmada o quanto antes, e a mulher possa tomar os cuidados necessários para a sua saúde e a do seu bebê o mais rápido possível. Dessa forma, a futura mãe preza para que seu filho tenha um desenvolvimento e um nascimento tranquilos.

Sintomas de gravidez
Créditos da imagem: dollarphotoclub

É comum que, quando há dúvida de uma possível gravidez, a mulher realize um desses testes de farmácia. Apesar de serem confiáveis, eles podem dar um resultado errado, então, é importante consultar um médico para fazer a confirmação com um exame de sangue. Nele, é pesquisado um hormônio chamado Beta hCG, que começa a ser produzido bem no comecinho da gravidez, e que aparece mais cedo no sangue do que na urina. Além de realizar esse exame, o médico irá fazer um exame completo para verificar outros sinais de gravidez na mulher, como o toque vaginal e a palpação abdominal.

Quando desconfiar de uma gravidez?
É natural que as mulheres só comecem a pensar que podem estar grávidas quando começam a sentir alguns sintomas diferentes.
Esses sintomas começam a aparecer normalmente depois de 3 semanas que houve a fecundação, ou seja, que a mulher ficou grávida. Porém, em alguns casos raros, eles podem aparecer logo após a fecundação, cerca de uma semana depois da relação sexual.

Os sintomas e sinais iniciais de gravidez são:

Ausência ou atraso menstrual
Quando há ausência ou um atraso menstrual superior há 14 dias em uma mulher em idade reprodutiva deve-se pensar imediatamente em uma possível gravidez, especialmente naquelas que não estão fazendo uso de nenhum método contraceptivo, como pílula ou preservativo.

É importante lembrar que a gravidez pode acontecer, porém mais raramente, mesmo em mulheres que se previnem, já que nenhum método anticoncepcional é 100% eficaz. Então, mesmo se você toma pílula ou usa preservativo, fique esperta para os sinais de uma gravidez!

– Náuseas
É o sintoma clássico, que acende uma luz na cabeça de toda mulher para uma possível gravidez e podem ou não estar acompanhadas de vômitos.

Classicamente elas são piores durante a manhã e tendem a melhorar com o passar das horas. Porém, náuseas em outros horários do dia também podem ser um sintoma da gravidez.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A boa notícia é que elas tendem a ir embora após a 12 semana de gestação!

Os casos em que as náuseas e vômitos não passam após esse período podem indicar um problema durante a gestação, a chamada hiperêmese gravídica. Pela continuidade do quadro, ela pode causar perda de peso e desequilíbrio dos eletrólitos do corpo, prejudicando a saúde do bebê e da mãe.

– Sialorréia ou pitialismo
Esse é o termo médico para aumento da salivação. Acontece ocasionalmente, mas pode ser um sinal de alerta para a gravidez.

– Dor nas mamas
Durante o início da gravidez, a mulher pode ter dores e aumento da sensibilidade das mamas. É parecida com aquela que algumas mulheres manifestam durante a menstruação, mas ocorre em períodos diferentes do ciclo menstrual.

– Aumento de volume das mamas
Esse aumento pode ocorre no início da gestação, como um sinal de que há hormônios da gravidez agindo nas células mamárias e preparando o corpo para o bebê. Algumas pessoas dizem que isso acontece por ação do Beta hCG no tecido mamário, outros, porque já uma congestão nesse tecido no início da gravidez.

– Alterações na aparência das mamas
Nas mulheres que já tem algum filho, elas não são tão evidentes, mas são muito características nas mães de primeira viagem.

Logo no início da gestação, após notar o aumento da sensibilidade e de volume das mamas, a mulher nota que há um escurecimento das aréolas, e surgem pequenas bolinhas ao redor do mamilo. Mais para frente, é possível notar a saída de um líquido após a pressão do mamilo e que as veias e artérias das mamas ficam mais aparentes.

-Aumento da frequência urinária
Por volta da sexta semana de gestação, as mulheres grávidas começam a sentir vontade de ir mais vezes ao banheiro, e até acordam durante a noite para fazer xixi. Isso ocorre por dois motivos: primeiro porque há o aumento da produção de urina e segundo porque o útero que está crescendo no ventre pressiona a bexiga, e assim, a mulher sente mais vontade de ir ao banheiro.

Para o alívio das mulheres, a partir do 3 mês, o útero começa a crescer em direção ao abdomen, e aí esse sintoma desaparece!

– Constipação intestinal
Junto com a dificuldade de ir ao banheiro, vem aquele inchaço resultante do acúmulo de fezes no intestino. Isso acontece porque outro hormônio feminino, a progesterona, reduz a mobilidade intestinal, e assim há menos movimentação para levar à eliminação das fezes.

– Fadiga e sonolência
É comum a mulher sentir mais sono e mais cansaço durante as primeiras semanas de gestação, provavelmente pelo aumento considerável do hormônio progesterona. Depois do primeiro semestre, isso tende a passar.

– Tontura
Também muito conhecido das mulheres, esse sintoma é comum no início da gestação. A tontura piora quando a mulher está de pé e melhora quando ela deita, preferencialmente apoiando no seu lado esquerdo do corpo.

– Sangramento vaginal
Esse sangramento não é igual ao da menstruação, pois ocorre em momento diferente do ciclo, em pequena quantidade, e de forma esporádica e em apenas um episódio. Em algum momento, a mulher percebe um pouco de sangue em sua roupa íntima, e pode ser só esse o sinal do sangramento vaginal e da gravidez.

– Mudanças da pele
Além das estrias, que já são conhecidas por todas as mulheres, outra alteração característica da pele é o chamado cloasma gravídico. Ele ocorre por uma hiperpigmentação da pele, e se caracteriza por manchas na face, preferencialmente na região das bochechas e abaixo dos olhos, e preserva a região ocular. É importante tratar, pois algumas mulheres podem permanecer com esse sinal após o parto.

Outro sinal de hiperpigmentação da pele é a chamada linha nigra. É aquela linha que aparece iniciando pela pelve, subindo pelo umbigo e chegando ao abdome. Junto com essas alterações de pigmentação, a mulher pode notar o aparecimento de penugem no abdome e no limite do couro cabeludo, invadindo a face.

A acne pode surgir em algumas mulheres, por causa das alterações hormonais que estão ocorrendo sem seu corpo. Antes de iniciar um tratamento para acne, é preciso ter certeza de que ele não irá afetar o desenvolvimento fetal.

– Cólica abdominal
Normalmente é confundida com a cólica menstrual, e pode enganar ainda mais a mulher se vier juntamente com um sangramento vaginal que pode ocorrer na gravidez. Ficar atenda e não ignorar esse sintoma é importante para desconfiar de uma gestação.

– Aumento do volume do útero
Após 12 semanas da fecundação já é possível sentir o útero palpando a pelve! O aumento que ocorre é perceptível bem acima da sínfise púbica, aquele ossinho que fica bem embaixo na pelve. A mulher pode confundir com um inchaço ou constipação, mas o aumento do volume da pelve ocorre pelo crescimento uterino.

– Alterações de humor
Assim como muitos outros sintomas da gravidez, as alterações de humor ocorrem pela variação hormonal característica da gravidez. O choro fácil e a irritação constante são muito frequentes, e podem ser sinais da gestação.

– Sensibilidade olfativa
Quando está grávida, a mulher fica mais sensível a cheiros fortes. A partir da gravidez, o cheiro daquele creme que ela estava acostumada a usar começa a incomodar e a provocar dores de cabeça. No aparecimento de algum desses sintomas e na dúvida sobre uma possível gravidez, é importante procurar um médico! Quanto antes o diagnóstico da gravidez, antes se iniciarão os cuidados com o bebê, dando início ao pré-natal e aos suplementos vitamínicos necessários durante a gestação e que asseguram que a criança nascerá bem!

No vídeo abaixo o Dr. Edílson Ogeda, ginecologista obstetra, tira maiores dúvidas das mulheres no início da gestação

  1. Bom dia. Todo o mês de maio não vi a menstruação, sinto dor nas mamas, cólicas a 2 semanas, agora percebi a tal linha escura na barriga e sinto muito sono. Sera que posso estar gravida?

  2. Meu ciclo é de 31 dias e a última vez que a monstra veio foi dia 2 de julho de 2016,e no dia 14 de julho fiz uma duchá com bicarbonato,ela não está atrasada ainda nas eu quero muuuito saber se posso estar grávida?tô tentando engravidar dês de fevereiro e o único sintoma q tenho é vontades repentinas….

  3. Oi, minha menstruação nao vem desde do dia 01/04/2016 eu fiz varios testes e deu negativo, mas essas semanas estou muito estranha , qualquer coisa que meu marido faz pra brincar comigo eu choro , fico com muita raiva , e tenho.constantemente tontura ,, mas nao tenho enjoou nem meus seios mudaram….. E hj qd acordei estou cm.uma forte dor nas costas e de cabeça e isso sim esta me dando enjoou , gostaria de saber o q pode ser ????
    Ja fiz transvaginal e estava tdo bem ….

  4. Minha mestruaçao esta atrasada minha barriga ta inchada e estou sentindo cólica oque pode ser?

  5. Oii ja tem 9 meses que nao tomo minha Injeçao é possivel engravidar sendo que nao descer pra mim ah dois anos

  6. Bom dia, Preciso tirar uma duvida, tenho um bebê de 5 meses no dia do meu período fertil 1 dia antes da minha ovulação tive relacao sem prevenção era pra minha menstruação descer agora dia 1de Março mais ainda não desceu, eu posso estar grávida de novo?

  7. to com a minha menstruação atrasada a 1 semana e tenho a maioria desses sintomas como tontura , enjoou , dores nas costas e na região pélvica minha medica disse que podia ser um cisto no ovário , mais sera se tem a possibilidade de eu estar grávida ????

  8. Olá nos últimos 2 meses minha menstruação tem sido irregular,tenho a maioria desses sintomas…Isso poderia indicar uma possível gravidez??

  9. Minha menstruação veio um dia normal e os outros dias só a borracha, tenho alguns desses sintomas posso estar grávida? Fiz um teste de farmácia e deu negativo.

  10. minha ultima mestruação foi no dia 8 de abril. a quase 15 dias sinto fortes dores nas mamas, principalmente na mama esquerda e inchaço também. Fui ao médico e ele disse q estavam inflamados e com alguns nodulos. Daí fiz um teste de farmacia e deu positivo antes dos 20 minutos. Há a possibilidade deste resultado positivo ser falsa gravidez?

  11. Minha menstruação veio dia 12 de julho e ficou apenas 4 dias logo após 8 dias tive um escape com cólicas fracas e de cor amarronzada e quase nem saia, e minha menstruação e bem regulada .posso estar grávida?

  12. Paula mikaelly silva matola

    Faz 3 meses que não mestruo sim cólicas minha mamas doloridas enjôo sonolência fadiga fiz teste da farmácia deu negativo fiz de sangue deu alterado tenho uma grande dúvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!