Página Inicial » Estética » 10 alimentos que fazem bem para os cabelos

10 alimentos que fazem bem para os cabelos

Conheça dez alimentos que são essenciais para a saúde dos cabelos e que ainda ajudam eles a crescerem lindos e fortes.

alimentos bons para o cabelo

É comum termos muito mais cuidado com o nosso corpo quando o assunto é alimentação. Porém, outras partes do corpo como o nosso cabelo, também é de grande importância. Afinal de contas, ele é a moldura do nosso rosto. Principalmente as mulheres, que têm cabelos maiores devem se preocupar mais em ingerir alimentos bons para o cabelo.

Uma boa alimentação é capaz de deixar os fios mais brilhosos, mais fortalecidos, reduzindo a queda e também fazer o cabelo crescer mais rápido. E, além de ter um cabelo maravilhoso, você também estará ajudando toda a sua saúde. Ou seja, só existem vantagens numa alimentação balanceada. Abaixo você vai conferir os alimentos que vão deixar o seu cabelo muito mais bonito e saudável.

Alimentos que fazem bem para os cabelos

Cenoura
Uma substância presente em grande quantidade na 
cenoura é o betacaroteno, um potente antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento celular. Ou seja, os cabelos brancos vão demorar mais a chegar. Outro nutriente presente na cenoura é a vitamina A que interfere diretamente na produção de oleosidade natural do fio, protegendo o couro cabeludo. A quantidade ideal que se deve comer por dia desse alimento para aproveitar os seus benefícios é uma cenoura de tamanho médio.

Soja
A soja é uma excelente proteína vegetal, porém de uns tempos para cá tem se tornado o grande vilão dos alimentos transgênicos. Por ser uma rica fonte de proteína é excelente para a boa saúde dos cabelos já que eles são formados em 97% desse nutriente. Ter uma boa taxa de proteínas na alimentação é essencial para reconstituir aqueles fios que caíram e fazer os cabelos crescerem. O ideal é ingerir até 3 colheres de sopa por dia desse alimento.

Agrião
Nada de torcer o nariz para essa hortaliça. Ele possui um mineral essencial para a manutenção e produção da queratina (a principal proteína formadora da fibra capilar), que é o enxofre. Também é bom para evitar a formação de caspa, que tanto nos incomoda, por conta da sua ação anti-inflamatória. Você pode comer um punhado da hortaliça por dia ou então 1 xícara de chá que já será o suficiente.

Iogurte
Esse derivado do leite é benéfico para diversas funções do nosso organismo. Mas, para o cabelo, o iogurte é especialmente interessante por conta da presença de vários aminoácidos. Ele também oferece vitaminas do complexo B que ajudam a depositar mais queratina nos fios, deixando-os mais fortalecidos. Com apenas 1 copo de 200 ml por dia já é possível sentir os seus efeitos.

Laranja
Infelizmente temos a péssima mania de comer apenas a parte colorida da laranja, a sua polpa, e jogar a parte branca fora, que contém uma fibra chamada de pectina. Elas ajudam a limpar o organismo, diminuindo o acúmulo de caspas e aumento da oleosidade capilar. Além disso, a pectina é excelente para quem quer perder gordura localizada. Uma laranja por dia é o bastante.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Salmão
Aqui é possível encontrar inúmeras vantagens ingerindo um filé de tamanho médio de salmão, pelo menos, 3 vezes por semana. Por ser um tipo de carne com proteína de elevado valor nutritivo ele é muito importante para manter a saúde dos cabelos, oferecendo aminácidos. Também oferecem ômega-3 e o selênio, que ajudam a reduzir as inflamações, melhoram a circulação sanguínea, desta forma, melhorando a nutrição capilar.

Espinafre
Essa hortaliça é uma importante fonte de ferro e, por conta disso, é muito importante para a formação das células vermelhas que levam oxigênio para todas as partes do corpo, incluindo o couro cabeludo. A carência de ferro pode provocar queda de cabelo, ressecamento do couro cabeludo e perda de brilho dos cabelos.

Aveia
Esse alimento é excelente para a saúde, bastando consumir 1 colher de sopa por dia. O grão contém um mineral que ajuda a manter a estrutura da queratina chamado sílico. Isso evita a queda de cabelo e a quebra do fio. Também oferece zinco que ajuda a amenizar as mudanças hormonais que provocam a queda capilar e vitamina B, que auxilia no crescimento dos cabelos.  

Leia também: Aveia: Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Morango
Uma fruta bastante apreciada por todos e pode ser consumida tanto na sua forma in natura como em saladas, doces e outros. A ingestão de 1 xícara de chá de morango por dia consegue reduzir o ressecamento, a queda e a quebra dos fios. Ele melhora a circulação sanguínea, oferecendo mais nutrientes para os fios.

Castanha-do-pará
É a oleaginosa que mais consegue oferecer o zinco, um mineral muito importante nas defesas do organismo contra agentes invasores. É excelente para quem tem o cabelo muito oleoso e também ajuda na prevenção da descamação do couro cabeludo. A quantidade de consumo ideal diária é de 2 unidades por dia, mais do que isso pode causar intoxicação por excesso de zinco.  

Sobre Calila Galvao

Leia também

Óleo de Rícino – Para que serve, benefícios e onde comprar

Estudos recentes tem mostrado que o óleo de rícino (ou óleo de mamona) pode auxilar …

Óleo de Argan – Para que serve, benefícios e como usar

Rico em vitamina E, o óleo de argan e muito utilizado para o tratamento do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!